Aprender um segundo idioma requer muita dedicação, prática e paciência. Muitos dizem que, se parar de praticar um idioma estrangeiro, é provável que você esqueça o que aprendeu. Então, quais estratégias podem ser usadas para evitar que o seu segundo idioma (independentemente de ser inglês, espanhol, francês ou alemão) acabe “atrofiando”? Livros didáticos são importantes para aprender o idioma, mas menos úteis ao tentar reter o conhecimento adquirido. Como alguém pode mergulhar em um idioma estrangeiro quando não vive no país que fala o idioma?
———————————————————————————————————————– Deseja viver de tradução e ganhar em dólares e euros trabalhando de casa?
Clique AQUI para saber mais! ———————————————————————————————————————–
Recrie um ambiente de imersão: grupos de encontro
Uma das melhores maneiras de manter suas habilidades afiadas no segundo idioma é praticar com falantes nativos, não importa onde você mora. Encontrar falantes nativos é mais fácil se você vive em cidades cosmopolitas com muitos expatriados. Independente do local onde você vive, tente praticar (uma boa plataforma para organizar estes eventos é a Meetup.com). Geralmente realizados em bares, cafés ou restaurantes, estes eventos facilitam a imersão e conversação no idioma estrangeiro e tendem a ser organizados a cada duas vezes por semana ou mensalmente.
Leia, assista e escute canais de mídia no idioma estrangeiro
O consumo de mídia no idioma estrangeiro ajuda imensamente a reter as habilidades naquele idioma. Assistir programas de tv ou ler jornais no idioma estrangeiro pode ser extremamente útil e ampliar a retenção do conhecimento. Se o seu segundo idioma é o francês, por exemplo, ler jornais como o Le Monde ou Le Figaro é de grande valia para pegar vocabulário em finanças, economia e assuntos mundiais em francês. Além disto, assistir a filmes (com legendas no idioma nativo) é uma ótima maneira de aperfeiçoar o seu conhecimento. Baixar podcasts e escutar rádio também ajuda. Tente não focar apenas em podcasts de aprendizagem de idiomas – experimente um podcast estrangeiro que trata de um assunto que você goste.
Use aplicativos de aprendizagem de idioma
Embora muitas vezes simplistas demais, programas como Duolingo e Rosetta Stone estão ficando cada vez mais econômicos e acessíveis. Mesmo não sendo tão úteis quanto uma imersão de verdade, estes aplicativos ajudam a reter conhecimento e evitar a regressão. Além do mais, eles podem ser uma maneira divertida de praticar o idioma estrangeiro.
Enfim, hoje em dia, é possível acessar praticamente tudo com baixo custo ou de graça na internet. A quantidade de recursos disponíveis é imensa. Se dinheiro for um problema, basta ser criativo.
———————————————————————————————————————– Deseja viver de tradução e ganhar em dólares e euros trabalhando de casa?
Clique AQUI para saber mais! ———————————————————————————————————————–